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Conheça os 7 Alimentos que Acalmam a Ansiedade

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7 alimentos que acalmam a ansiedade

Saiba quais os alimentos que deve incluir na sua alimentação para acalmar a sua mente e ainda lhe garantir o seu bem-estar

Toma o pequeno-almoço à pressa? Bebe o seu café a pensar que já só tem 5 minutos para sair de casa e estar no trabalho? 

Saiba que neste momento é quando está a alimentar a sua ansiedade e o seu stress. Basicamente, não existem pessoas ansiosas mas sim, pessoas que têm momentos de ansiedade. E ao alimentar estes momentos de ansiedade, eles vão aumentando até causar um mal-estar físico. Como por exemplo, dores de cabeça ou nas costas, enxaqueca, constipação, indigestão ou ainda algum problema de saúde mais grave, caso a ansiedade seja alimentada com muita frequência.

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Conheça então quais são os 7 alimentos que o vão ajudar a saber como acalmar a sua ansiedade. Eles contêm vitaminas, minerais e outros componentes que reduz os efeitos do stress, da ansiedade e do nervosismo.

AVEIA

A aveia é considerada um sedativo natural, que tem propriedades calmantes, pois contém uma substância chamada alcaloide, que ajuda a amenizar alguns sintomas de depressão, ansiedade e insónia, sem nenhum efeito colateral.

ABACATE

Os abacates são ótimos para a saúde do cérebro e para diminuir a ansiedade, bem como a vontade de comer a todo momento. Comer uma porção pequena do fruto, cerca de ¼ de abacate, é uma ótima estratégia para vencer os sintomas da ansiedade. A presença de gorduras monoinsaturadas, de acido fólico e de potássio. Neste superalimento faz dele um “tem que ter” na cozinha, pois ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir as doenças cardiovasculares, que podem ser agravados ou causados pela deficiência destas vitaminas. Uma boa forma de consumir abacate é fazer um molho para uma salada ou uma receita de guacamole.

ESPINAFRE E COUVE

Hortaliças de folhas verde-escuras, como espinafre e couve, são ricas em magnésio. É um mineral com propriedades anti-stresse muito importante para a saúde humana. A carência deste mineral pode gerar, além de ansiedade, agitação, insónia, irritabilidade e outros sintomas relacionados.

GRÃO-DE-BICO

Fonte de fibras, este grão da família das leguminosas é uma ótima opção de proteína vegetal. Isto para quem mantém uma alimentação com pouco ou nenhum alimento de origem animal.

A ingestão frequente de grão-de-bico promove a produção da hormona serotonina. Ou seja, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e bom-humor, devido à presença do aminoácido triptofano, também presente em outras leguminosas como feijão e lentilha.

SEMENTES DE ABÓBORA

São ricas em magnésio, um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do organismo, pois regula a absorção dos outros minerais como cálcio, zinco, fósforo. A deficiência de magnésio pode causar ou aumentar sintomas como ansiedade, fadiga, espasmos e dormência muscular.

As sementes de abóbora são ótimas fontes de vitaminas B, que ajudam a reduzir o stress causado pela ansiedade e irritabilidade.

BATATA-DOCE

A batata-doce é um alimento que deve ser incluído na rotina alimentar de quem deseja diminuir os ataques à comida por ansiedade. Pois contém fibras solúveis que ajudam a manter os níveis de glicose estáveis, diminuindo aquela sensação de querer petiscar o tempo todo.

Pessoas com diabetes podem comer batata-doce para regular os níveis de glicose no sangue. Além disso, a batata-doce tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que promovem a saúde do sistema imunitário. Este alimento também é considerado muito benéfico para a saúde da mulher, pois ajuda a regular as hormonas femininas.

CÚRCUMA ( OU AÇAFRÃO DA ÍNDIA)

A cúrcuma, ou açafrão-da-índia, é um ingrediente utilizado na cozinha tradicional indiana há milhares de anos. O pó feito do bulbo da planta chamada Cúrcuma Longa e é facilmente encontrado e pode ser adicionado a várias preparações. Como sopas, carnes e molhos diversos. O seu sabor picante e cor laranja-dourado traz energia e vitalidade aos pratos.

Recomenda-se usar pimenta-do-reino na preparação juntamente com a cúrcuma para promover ainda mais os efeitos benéficos da mesma.

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