Início Uncategorized Feng Shui — O Yin e o Yang que a sua decoração...

Feng Shui — O Yin e o Yang que a sua decoração precisa

573
0
COMPARTILHE
yin e o yang

Um dos fundamentos da filosofia oriental é o Yin e o Yang que para o Feng Shui é uma das principais ferramentas de trabalho. Mas o que é isto do Yin-Yang e do Feng Shui? A verdade é que já todos ouvimos falar destes termos, mas nem sempre sabemos o seu significado.

Vamos perceber o que significam os conceitos de Feng Shui e Yin e o Yan?

O Feng Shui dá-nos instruções para melhorar a energia do ambiente onde vivemos e trabalhamos. Para todas as situações menos agradáveis, o Feng Shui oferece soluções, que passam pela procura do equilíbrio entre o Yin e o Yang, pela harmonia entre os cinco elementos e pelos vários sectores da casa.

Metaforicamente, a nossa casa é o nosso “segundo corpo”. A forma como tratamos a nossa casa tem uma verdadeira influência no nosso corpo físico e nos acontecimentos que ocorrem na nossa vida.

O Yin e o Yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. O yin e o yang são duas forças complementares que podem ser aplicadas em tudo na vida, pois uma não existe sem a outra e funcionam sempre como referência. Se o yang representa o lado da acção, da masculinidade, da luz, do calor, da força, o yin por sua vez representa o lado passivo, da feminilidade, da sombra, do frio, da sensibilidade. Para cada yang existe sempre o seu yin.

Estas características podem também ser aplicadas ao material, à estrutura ou podem também servir para estudar o fluxo ou as características energéticas. Esta questão leva-nos a alguma confusão, pois muitas vezes quando se fala de yin e yang tentamos simplificar e podemos descontextualizar a questão.

Ou seja, sempre que falamos das características do yin ou do yang devemos saber sobre o que estamos a falar. É da estrutura? Do lado físico? Ou da energia e seu comportamento energético. Desta forma, não haverá confusão. Sabemos também que uma estrutura mais yin está associada a uma energia mais yang e uma estrutura yang está associada a uma energia mais yin.

Uma casa de estrutura forte (yang), com paredes grossas e poucas aberturas, usufrui de um fluxo de energia lento (yin). Uma casa com estrutura frágil (yin), com muitas janelas e maior contacto com o exterior, usufrui de um fluxo energético mais rápido (yang). Levando ao extremo um espaço com energia muito yin promove a tristeza e a melancolia enquanto o espaço com energia muito yang promove o nervosismo e a irritabilidade.

Chegar a um meio-termo

Na decoração queremos sempre o meio-termo. Nem demasiado yin, nem demasiado yang. Se, por exemplo, temos um espaço muito calmo, sombrio, com energia parada ou estagnada, como acontece numa cave com pouca luz, isso quer dizer que o espaço está muito yin e precisamos de reforçar o yang na decoração.

Para tal, devemos ter luz mesmo que artificial. Coloque uma boa iluminação. Podemos também usar um espelho amplo, devemos pintar as paredes de uma cor muito suave e clara, pode até ser branco e tente ter o espaço mais vazio para ficar mais amplo. Devemos também apostar nas formas verticais e podemos e devemos ter plantas vivas.

Desta forma, reforçamos a decoração com características mais yang e assim chegamos ao equilíbrio. O contrário também pode acontecer. Quando temos um espaço muito aberto, com muita luz e onde não conseguimos descansar, pois sentimos que tudo é muito estimulante e não sossegamos. Neste caso, precisamos de aconchegar o espaço.

Usamos cores mais escuras mesmo nas paredes, adicionamos cortinados mais espessos, escolhemos tapetes altos e fofos, evitamos superfícies lisas e brilhantes e preferimos os baços e rugosos. Tentamos acrescentar peças que associamos ao conforto como tecidos, almofadas e peças horizontais. Assim, reforçamos as características yin do espaço e contribuímos para o equilíbrio do mesmo.

As características do espaço condicionam o nosso estado de espírito 

Não existem dúvidas que as características do espaço nos influenciam e condicionam o nosso estado de espírito, por isso atreva-se a mudar a sua casa e procure o caminho do equilíbrio. Sempre em função das suas necessidades, ou seja, pode ter um quarto mais tranquilo (yin) e depois a sala ou escritório mais activo (yang).

Quer colocar já o Feng Shui em prática? Veja aqui as 7 plantas que atraem energia positiva para a sua casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here