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Mindfulness para melhorar o Bem-estar

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mindfulness para melhorar o bem-estar

Mindfulness…Provavelmente esta palavra não lhe é desconhecida, até porque, na passada década, existiu uma grande popularidade desta por parte dos media, como também, pelos investigadores científicos que desenvolveram inúmeros estudos nesta área.

Apesar da Meditação seguir pela técnica mais “tradicional”, com a famosa postura sentada, roupas confortáveis e com a ajuda de incensos, cristais, velas e mantras. Percebe-se que quando pensamos em meditação, principalmente no ocidente, temos a ideia de ser algo mais esotérico. A verdade é que o mindfulness, apesar de ser uma das variantes da meditação, é talvez a técnica mais explorada no ocidente, podendo ter os mesmos benefícios, sem termos de adoptar aquelas posturas mais “Zen” que tanto vemos nas redes sociais.

Mas o que é isto de Mindfulness?

Mindfulness significa atenção plena e tal como o nome indica, está relacionado com a nossa atenção e consciência do momento presente. Do aqui e agora, envolvendo uma regulação da nossa atenção. Por sua vez, esta meditação, ajuda-nos a ver o mundo através de outra perspetiva, com mais otimismo e com uma mente mais controlada, porque somos obrigados a parar, a sentir com todos os nossos sentidos e a aceitar, sem-julgamento, cada pensamento. A ele estão relacionados vários benefícios, principalmente quando falamos de stress, ansiedade e emoções mal-adaptativas.

Pode parecer um pouco confuso mas na verdade, é bastante simples.Mindfulness, está relacionado com a simplicidade de tudo o que nos rodeia.

Infelizmente não é fácil “silenciar” a nossa mente e aproveitar o presente, cada sensação, cada conversa ou mesmo, cada silêncio. Por isso é que é considerado que num mundo stressante como o atual. Em que dificilmente nos focamos no aqui e agora, o Mindfulness pode mesmo ser a chave, para um caminho mais tranquilo e para uma maior conexão connosco e com aquilo que nos rodeia.

Ao contrário da meditação mais tradicional, o mindfulness pode ser praticado em qualquer lugar, sem termos 100 pessoas a olhar para nós, por estarmos em posições “estranhas”. Ou seja, não requer uma preparação extra, acessórios, posições específicas ou mantras. Apenas necessita da nossa consciência no momento presente.

Aqui seguem algumas dicas:

1- Respira- Foque-se na respiração e tente fazê-lo de uma forma lenta e controlada. A inspiração e expiração é feita em 5 tempos respetivamente, sentindo o ar a entrar e a sair, na sua plenitude.

2-Sente- Seja em casa, com a ajuda de cristais, incensos, óleos essenciais, à beira mar, junto da natureza, nos transportes públicos, no carro, a ouvir música ou mesmo a comer, foque-se nos seus sentidos, sinta o cheiro, as texturas, o sabor, o som, as cores e aproveite cada segundo.

3-Aceita- Aceite todos os seus pensamentos, sensações e emoções, sem julgamento, nem deixe que lhe consumam, porque estes são normais. Simplesmente ouça, aceite e diga-“lhes” que pensa neles mais tarde e continue focada/o naquilo que a/o rodeia.

“ O propósito da meditação não é atingir uma mente perfeitamente serena e quieta. (…). O propósito da meditação é alcançar um Mindfulness contante.”

Bhante Gunaratana

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