Início Cura Pilates Clínico – O que é e quais os benefícios?

Pilates Clínico – O que é e quais os benefícios?

905
0
COMPARTILHE
Pilates

Tem como vantagem ser uma das formas mais seguras e eficazes de treino, tornando o corpo mais forte de dentro para fora!

O Pilates clínico consiste num método de exercício terapêutico que pode ser praticado pelas diferentes faixas etárias, visando a prevenção e recuperação de lesões, melhoria da postura, alivio do stress, entre outros.

Qual a diferença entre o Pilates Clínico e o Pilates tradicional?

Os exercícios de Pilates tradicional são realizados com movimentos de grande velocidade e com um grande esforço para as estruturas musculares e articulares. Desta forma, pode agravar alguma condição pré-existente caso os exercícios não estejam a ser realizados de forma correta.

No Pilates Clínico, os exercícios do método tradicional de pilates são divididos em diferentes níveis com dificuldade gradual, que se adaptam a cada pessoa.

Os níveis iniciais dão mais suporte no tronco e membros para que a musculatura abdominal seja feita de forma mais eficiente. E assim, que sejam evitadas compensações musculares que poderão vir a causar ou a agravar lesões.

Podem também ser aplicados diferentes equipamentos que podem auxiliar ou dificultar a realização dos exercícios. Tem, como por exemplo, pesos, bolas, bandas elásticas e arcos de Pilates.

Benefícios do Pilates Clínico:

  • Alivio do stress;
  • Melhoria da respiração;
  • Melhoria da concentração;
  • Melhoria da consciência corporal;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Fortalecimento muscular;
  • Alinhamento corporal;
  • Otimização da coordenação motora.

A quem se destina esta prática?

A todas as pessoas que desejem praticar uma atividade física sem prejudicar a sua saúde. Dirige-se a pessoas com ou sem dor, com alterações de postura ou de flexibilidade, que procurem reequilibrar e reforçar o seu corpo.

O Pilates Clínico é portanto, uma atividade física de baixo impacto e poderá ser realizada por pessoas com problemas de saúde ou não.

No entanto, as aulas devem iniciar sempre mediante uma avaliação de forma a averiguar quais os principais problemas e limitações da pessoa. E também para que a pessoa possa aprender os princípios básicos do Pilates Clínico. Fazendo assim com que todas as sessões sejam personalizadas, indo sempre de acordo aos seus objectivos.

Ficou interessado, mas não sabe onde se dirigir para ter aulas? Consulte este site e informe-se!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here